Durante uma visita ao lado egípcio do posto de controle de fronteira de Rafah, o Chefe de Política Externa da União Europeia (UE), Josep Borrell, afirmou na segunda-feira (9) que o bloco está pronto para utilizar suas capacidades logísticas para ajudar na reabertura do posto de controle de travessia.
Borrell percorreu as operações fronteiriças acompanhado pelo Crescente Vermelho Egípcio e se encontrou no Cairo com o presidente do país, Abdel Fattah al-Sisi.
O Chefe da UE também mencionou as sanções propostas contra ministros, agências e instituições implicados na expansão ilegal de colônias na Cisjordânia.
Leia Mais
Chefe da diplomacia da UE sobre fuga de González: “dia triste para a democracia”
Netanyahu interrompeu possível acordo de reféns em julho, relata jornal israelense
Blinken diz que cabe a Hamas e Israel eliminar lacunas em acordo de cessar-fogo
Ele anunciou as sanções propostas na semana passada e, embora não tenha nomeado os ministros, nas últimas semanas criticou publicamente o Ministro de Segurança de Israel, Itamar Ben-Gvir, e o Ministro da Fazenda, Bezalel Smotrich, por declarações que ele descreveu como “sinistras” e “uma incitação a crimes de guerra.”
Os residentes de Khan Younis e as famílias deslocadas de Rafah continuam a lotar as instalações médicas, levando seus filhos para serem vacinados contra a poliomielite.
Na quinta-feira (5), as vacinações começaram em Rafah e Khan Younis, no sul de Gaza, ambas as áreas que foram devastadas pela guerra e que acolheram dezenas de milhares de pessoas que fugiram de outras partes.
Este conteúdo foi originalmente publicado em UE está pronta para oferecer logística para reabrir fronteira de Rafah, diz Borrell no site CNN Brasil.
Deixe um comentário