Saiba como quando e como observar o ‘Cometa do Século’

Na próxima semana, os fãs de astronomia terão a oportunidade de observar um dos mais aguardados cometas do ano.  O C/2023 A3 vai se tornando cada vez mais visível à noite

Neste momento, o “Cometa do Século“, como vem sendo chamado, ainda está muito próximo do Sol, o que torna difícil sua observação, especialmente a olho nu. No entanto, a partir de 15 de setembro, ele deverá ficar melhor visível no Hemisfério Sul.

Aparição especial

Sua aparição deve ser muito especial. A expectativa é que ele traga um brilho tão intenso como o do cometa Hale-Bopp, que passou pela Terra em 1997 e foi um dos mais brilhantes da segunda metade do século XX. Daí o apelido de “Cometa do Século”.

Descoberto em janeiro de 2023 de forma independente, o C/2023 A3 já está se tornando mais brilhante para a observação, com uma magnitude perto de 6 – quanto menor o número, mais brilhante é o objeto)., segundo o G1.

Seu brilho máximo, porém, só deve chegar em outubro, de acordo com plataformas especializadas em medição dessa grandeza.

Isso significa que ele será visível a olho nu ou com binóculos, embora a proximidade do cometa com o Sol no céu possa dificultar essa tarefa, ainda mais em áreas urbanas como São Paulo.

Como faço para encontrar o C/2023

Para localizar o C/2023 A3 no céu, aplicativos de observação de estrelas para celular como o Star Walk 2 ou o Sky Tonight podem ser úteis – eles ajudam na identificação de diversos objetos astronômicos

Basta procurar pelo C/2023 A3 na ferramenta de busca desses apps e apontar o celular para o céu na direção leste perto do melhor horário de observação – na madrugada, pouco antes do nascer do Sol.

Leia também:  Polaris Dawn | Astrônomo comenta riscos da missão comercial da SpaceX



Publicado

em

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *