“Professora do Ano” leva prêmio nacional por projeto antirracista

Uma educadora da rede pública do Rio de Janeiro foi eleita Professora do Ano 2024 pelo Prêmio Toda Matéria. A professora de português Cleide da Silva Magesk, do CIEP Filinto Müller Brasil-China, levou a premiação graças a um projeto antirracista. 

O “Trançando Histórias” é uma iniciativa que permite os estudantes aprender a história de cabelos com tranças africanas, resgatando suas origens e ancestralidade.  

Segundo o prêmio, o projeto valoriza a cultura afro-brasileira, “integração, equidade, responsabilidade social e não discriminação; além de perpetuar o encontro de histórias que se entrelaçam.” 

Leia Mais

Celular em sala desafia dia a dia de professores, dizem pesquisadores

Com quase 10 milhões, número de universitários é o maior em nove anos

6 professores no TikTok que ensinam com bom humor

“O ‘Trançando Histórias’ foi planejado para ultrapassar os muros da escola. Por isso, desenvolvi todo o planejamento junto aos meus alunos, ouvindo as propostas e sugestões deles. Foi nesse momento que decidimos criar um documentário no qual o uso e o trabalho com as tranças seriam destacados de forma positiva”, contou a professora no site do Instituto Porvir. 

Leia também:  Criador do bitcoin vai ser revelado em documentário? Conheça os nomes mais cotados

Além do documentário, foram feitos podcasts que contam histórias coletivas com tranças, uma oficina de tranças e oficina de bonecas africanas utilizando jornal. 

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Prof. Cleide Oliveira. (@profe.cleide)

Veja autores negros com livros cobrados em vestibulares no país

Este conteúdo foi originalmente publicado em “Professora do Ano” leva prêmio nacional por projeto antirracista no site CNN Brasil.



Publicado

em

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *