Por que a palavra ‘nunca’ foi uma estratégia de foco para a Netflix

A Netflix fez muitas coisas que disse que não faria, desde se tornar uma plataforma de streaming suportada por anúncios até incluir esportes ao vivo em sua programação. Com o passar dos anos, a empresa também mudou algumas de suas políticas.

Quando perguntado por que a empresa voltou atrás repetidamente em seus posicionamentos, o co-CEO da Netflix, Ted Sarandos, disse que essas declarações “provavelmente pareciam precisas” na época. Ele participou da Fast Company Innovation Festival 2024 na quarta-feira.

Sarandos explicou, porém, que houve benefícios no trabalho em fazer tais declarações definitivas. “‘Nunca’ é uma palavra de foco”, disse Sarandos, que ocupa seu cargo de co-CEO desde 2020.

Abordagem eficaz

A abordagem de Sarandos pode ser eficaz, diz Avery Morgan, especialista em produtividade e diretor de comunicações da plataforma de redação de ensaios EduBirdie.

“Ao definir limites claros, a Netflix permite que suas equipes se concentrem em prioridades imediatas sem se distrair com cada nova ideia ou oportunidade”, Morgan disse ao CNBC Make It.

Focar apenas na tarefa em questão pode ser uma tática útil para indivíduos também. “A priorização é crucial para a produtividade”, diz Morgan. “E ‘nunca’ pode ser uma ferramenta poderosa para foco, eliminando distrações e simplificando a tomada de decisões.”

Ela sugere tentar a “técnica de priorização MoSCoW”, que envolve dividir tarefas em quatro categorias: deve ter, deveria ter, poderia ter, não terá. “A categoria ‘não terá’, como o ‘nunca’ da Netflix, não significa que algo nunca será incluído — apenas não agora”, ela diz.

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