Pix por aproximação: nova funcionalidade será lançada na próxima semana; entenda

O Banco Central (BC) anunciará, nesta segunda-feira (4), o lançamento do Pix por aproximação. A modalidade permitirá que o consumidor realize transferências ao aproximar o celular da máquina de cartão.

A função havia sido regulamentada no início de agosto deste ano, quando foi anunciada que a implementação seria obrigatória a partir de novembro.

A obrigatoriedade da nova modalidade será gradual. A partir de novembro, instituições que realizarem 99% das operações de iniciação de pagamento serão obrigadas a oferecer a funcionalidade. Já as demais instituições, o prazo estabelecido será janeiro de 2026.

O anúncio acontecerá em evento em conjunto do BC com o Google, no escritório da empresa, em São Paulo (SP).

Leia Mais

Pix: agendamento recorrente de pagamento passa a ser obrigatório; entenda

Prazo para pagar taxa de inscrição do concurso dos Correios termina nesta terça (29)

Empresas avaliam adiantar investimentos em SAF no Brasil por recurso do BNDES

Para as instituições financeiras que queiram ofertar o serviço, é preciso implementarem mecanismos de comunicação via NFC, necessário para o pagamento por aproximação.

O Banco do Brasil, em parceria com a Cielo, já havia começado a implementação da função por aproximação no início de outubro.

Leia também:  Eliezer fala sobre nascimento do filho com Viih Tube: “A qualquer momento”

O projeto-piloto permitia que correntistas da instituição pudessem realizar compras apenas aproximando o celular da maquininha da Cielo, em estabelecimentos comerciais previamente habilitados em Brasília e em São Paulo.

Para pagamentos de até R$ 200, os clientes só precisam abrir o aplicativo do BB, clicar em “Pix por aproximação” e realizar a autenticação no app. Para valores superiores a R$ 200 serão necessários a digitação adicional da senha transacional, a mesma já utilizada na realização do Pix tradicional.

Siga o CNN Money

O CNN Brasil Money já está nas redes sociais. Siga agora o @cnnbrmoney no Instagram e no Youtube.

Dedicado ao mercado financeiro e aos impactos que os setores da economia geram na movimentação do país e do mundo, o CNN Money terá canal para TV e streaming, além de estar presente no ambiente digital.

Leia também:  Com apenas 8 meses, TikTok Music deixará de existir; veja como transferir dados

O lançamento será no dia 4 de novembro de 2024. Não perca!

*Com informações de Cristiane Noberto, da CNN.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Pix por aproximação: nova funcionalidade será lançada na próxima semana; entenda no site CNN Brasil.



Publicado

em

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *