A Polícia Federal (PF) realizou uma operação para desocupar garimpos ilegais e combater a extração clandestina de ouro na área rural de Pontes e Lacerda, a cerca de 443 km de Cuiabá, próximo à Reserva do Bananal.
A operação, batizada de “Mina do Bananal”, foi realizada nos dias 6 e 7 de setembro.
Durante a ação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, além da desintrusão do garimpo ilegal. Os agentes apreenderam cinco gramas de ouro, um veículo, dois frascos de mercúrio, uma carabina de pressão e um carretel de explosivos NP10.
Leia mais
Covid é responsável por um a cada quatro óbitos por síndrome respiratória, aponta Saúde
Incêndios devastam fazendas em Rio Verde (GO); vídeo mostra bois fugindo das chamas
Maconha para vape: ação policial desmantela esquema na zona Leste de SP
Segundo a PF, as investigações continuarão após a operação, com o objetivo de identificar os financiadores da atividade ilegal, bem como o possível envolvimento de proprietários rurais da região.
A operação faz parte de um esforço contínuo das forças de segurança e de órgãos de fiscalização ambiental para enfraquecer financeiramente as organizações criminosas que exploram o garimpo ilegal.
PF desativa garimpo ilegal no Pantanal, apreende ouro e explosivos • PF
A PF alerta que além dos graves danos ambientais, a extração clandestina de ouro também provoca desequilíbrio no mercado financeiro e impacta negativamente a sociedade.
Este conteúdo foi originalmente publicado em PF desativa garimpo ilegal no Pantanal, apreende ouro e explosivos no site CNN Brasil.
Deixe um comentário