“O SUS faz milagres com recursos que recebe”, afirma professor

O Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro tem demonstrado uma notável capacidade de “realizar milagres” com os recursos limitados que recebe, segundo o professor Walter Cintra, da FGVSaúde. Em entrevista à CNN Brasil nesta terça-feira (17), o especialista destacou a eficiência do sistema público de saúde, apesar do “subfinanciamento crônico”.

Cintra enfatizou que, em comparação com países que possuem sistemas universais de saúde no primeiro mundo, o Brasil opera com um orçamento significativamente menor. Ele ainda ressaltou a necessidade de uma análise criteriosa ao incorporar novas tecnologias e tratamentos no sistema.

Leia mais

“Saúde não tem preço, mas tem custo”, afirma professor sobre decisão do STF

PF realiza operação contra fraudes em benefícios previdenciários no RJ

Polícia apreende 750 celulares em operação após furtos no Rock in Rio

Desafios na incorporação de novos tratamentos

O especialista abordou a complexa questão da judicialização da saúde e a incorporação de medicamentos de alto custo, especialmente para doenças raras. Cintra explicou que a decisão de incluir novos tratamentos deve considerar não apenas a eficácia clínica, mas também a efetividade real e o impacto orçamentário.

Leia também:  Após degustar 500 rótulos, Latam define os 27 vinhos que estarão na nova carta da executiva

“Gastar milhões no tratamento de uma pessoa significa, eventualmente, dependendo do meu orçamento, que eu vou deixar milhares de pessoas sem um tratamento efetivo”, pontuou o professor, destacando o dilema ético e econômico enfrentado pelos gestores de saúde.

A importância do debate público

Cintra ressaltou que decisões sobre alocação de recursos em saúde devem ser tomadas pela sociedade, através de seus representantes no legislativo, e não apenas por decisões judiciais. Ele lembrou que a Constituição brasileira define a saúde como um direito universal e dever do Estado, mas “dentro das condições econômicas e sociais” do país.

O professor concluiu enfatizando a necessidade de um debate amplo e informado sobre o financiamento e as prioridades do sistema de saúde brasileiro, considerando as limitações orçamentárias e a responsabilidade de atender às necessidades de toda a população.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em “O SUS faz milagres com recursos que recebe”, afirma professor no site CNN Brasil.

Leia também:  Dez partidos concentram mais de 90% das prefeituras no 1º turno



Publicado

em

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *