Equipe internacional de médicos realizou um procedimento remoto, usando um controle de videogame, a 9,3 mil km de distância. O “paciente” era um porco e estava sedado em uma sala médica em Hong Kong, enquanto o médico responsável estava na Suíça com um controle de Playstation.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Da Itália, médico opera paciente na China usando robô-cirurgião e 5G
Liderado por pesquisadores da Universidade Chinesa de Hong Kong (CUHK) e do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETHZ), o procedimento foi realizado com sucesso, segundo artigo publicado na revista Advanced Intelligent Systems. O próximo passo é testar a tecnologia em humanos, o que ainda não tem prazo para ocorrer.
Na endoscopia remota, o médico suíço utilizou um controle Playstation Move. Entretanto, outras demonstrações divulgadas envolvem o uso de um controle de Playstation 5, sendo que esta é outra “ferramenta” possível para controlar o equipamento médico. A técnica ideal ainda está em fase de validação.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Endoscopia com controle de Playstation
Antes de seguir, vale detalhar que, durante uma endoscopia, um tubo com uma câmera e luz (o endoscópio) é inserido no paciente. No caso do porco, a via de entrada foi a boca. Assim, foi possível verificar problemas de saúde envolvendo duodeno, esôfago e estômago (sistema digestivo).
Durante o procedimento, a latência foi mantida abaixo de 300 milissegundos, o que garante uma resposta médica praticamente em tempo real. Tanto é que o médico suíço usou o controle, com base nas imagens do vídeo, com sucesso.
Inclusive, o responsável conseguiu que o endoscópio se dobrasse em U para visualizar o fundo na entrada do estômago. A manobra é conhecida como retroflexão. Também foi possível realizar uma biópsia do tecido da parede do estômago, a partir do monitoramento.
Médicos realizam endoscopia com paciente a 9,3 mil km de distância, com controle de Playstation (Imagem: Divulgação/Chinese University of Hong Kong)
“Na próxima etapa da nossa pesquisa, realizaremos a endoscopia em um estômago humano”, afirma Bradley Nelson, cientista e chefe do Instituto de Robótica e Sistemas Inteligentes do ETHZ, em nota.
Ampliando o acesso à saúde
“A endoscopia teleoperada oferece não apenas treinamento cirúrgico remoto e orientação [em tempo real], mas também diagnóstico imediato e ajuda para cuidados cirúrgicos em áreas distantes, particularmente quando falta experiência local [entre a equipe médica]”, lembra Shannon Melissa Chan, pesquisadora e professora da CUHK
“Milhões de pacientes em todo o mundo poderão ser diagnosticados e tratados para câncer gastrointestinal em tempo hábil, à medida que a tecnologia endoscópica [remota] se torna mais acessível”, completa Chan sobre o impacto da nova abordagem na ampliação do acesso à saúde.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
Apple lança linha iPhone 16 com botão de captura e novo design iOS 18 chega em 16 de setembro com novas opções de personalização Até R$ 15,5 mil: Confira os preços dos novos iPhones 16 e 16 Pro no Brasil “É questão de tempo para que dobráveis substituam iPhones”, diz CEO da Honor Galaxy S24 FE vaza de novo, agora revelando suas opções de cor Apple Watch Series 10 é lançado com tela maior e corpo mais fino
Deixe um comentário