Na trama de “Mania de Você”, Gabz, 25, dá vida a Viola, uma jovem apaixonada por gastronomia, que protagoniza um triângulo amoroso com Mavi (Chay Suede) e Rudá (Nicolas Prattes).
Após ser abandonada pela mãe, e adotada por Marcel (Bukassa Babengele), ela se transformou em uma mulher obstinada, característica essa considerada um dos principais pontos de conexão entre atriz e personagem.
Leia Mais
“Uma serenata de amor ao Rio”, diz filha de Manoel Carlos sobre legado do autor
Gabz, de “Mania de Você”, conta como foi viver Helena mirim de Manoel Carlos
Segunda fase de “Mania de Você” terá 5 mudanças na trama; confira
“Eu e Viola temos em comum essa força de vontade e determinação. Ela é uma personagem muito focada, que corre atrás do que quer, e eu me identifico muito com isso”, conta com exclusividade à CNN.
Embora não seja a melhor no quesito cozinha, ela revela que também costuma se arriscar nos preparos culinários. “Ainda que nossas realidades sejam bem diferentes, acredito que a gente compartilha esse desejo de transformar o mundo ao nosso redor“, acrescenta.
Muito antes de debutar no horário nobre com o folhetim escrito por João Emanuel Carneiro, Gabz integrou o elenco de novelas como “Ciranda de Pedra” (2008) e “Viver a Vida” (2009), onde, inclusive, interpretou uma das Helenas mirins de Manoel Carlos.
Já na fase adulta, o papel ficou por conta de Taís Araújo, uma de suas inspirações, e a primeira mulher negra a protagonizar uma trama na emissora longe do contexto escravocrata.
“A Taís foi e continua sendo uma referência para mim, e saber que hoje, mesmo que inicialmente, posso ocupar um lugar de inspiração para outras meninas negras é algo que me emociona demais. Recebo esse bastão com muita responsabilidade e com o coração cheio de gratidão. Espero mostrar que elas podem ser o que elas quiserem”, celebra.
Protagonismo negro marca novelas em 2024
O ano de 2024 também marca um momento histórico na TV brasileira. Uma vez que, a partir desta segunda-feira (4), a emissora contará com três mulheres negras em papéis principais em suas novelas, tendo, além de Gabz em “Mania de Você”, Duda Santos (Garota do Momento) e Jéssica Ellen (Volta Por Cima).
Para atriz, o momento merece ser lembrado como um novo passo a caminho da representatividade. “Ver mulheres negras ocupando esses espaços de protagonismo, especialmente em horários de tanto destaque, é um sinal de que a gente e”, comenta.
Viola é uma jovem determinada e apaixonada por gastronomia em “Mania de Você” • Globo/ Fábio Rocha
“É uma conquista que reflete o quanto a representatividade importa e como ela está crescendo. Ainda temos muito a fazer, mas, momentos como esse mostram que a mudança está acontecendo”, acrescenta.
Gabz ainda vibra por viver uma personagem forte e, ao mesmo tempo, complexa. “É uma responsabilidade enorme, mas, ao mesmo tempo, a oportunidade linda de dar vida a muitas histórias que ainda precisam ser contadas”.
“Eu diria para a Viola confiar mais em si e no caminho que ela está trilhando. Às vezes, a gente se perde em tantas dúvidas e medos, mas, no fundo, já sabemos qual é o próximo. Então, eu deixaria um recado para ela: ‘Confia no seu instinto, Viola. Você tem mais força do que imagina”, conclui.
“Mania de Você”: vilão de Chay Suede fará outros personagens sofrerem
Este conteúdo foi originalmente publicado em Gabz, de “Mania de Você”, sobre protagonismo negro na TV: “Direção certa” no site CNN Brasil.
Deixe um comentário