Estudo revela que menção à IA em produtos reduz intenção de compra

Um estudo publicado no Journal of Hospitality Marketing & Management revelou que a inclusão do termo “inteligência artificial” nas descrições de produtos pode reduzir as intenções de compra dos consumidores. Conduzido pelo professor de marketing da Washington State University Mesut Cicek, o estudo envolveu mais de 1 mil adultos nos Estados Unidos e buscou entender como a divulgação de IA afeta o comportamento dos consumidores.

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Como a inteligência artificial pode conversar como humanos?

IA é ruim para o marketing?

A pesquisa consistiu em uma série de experimentos que compararam a reação dos participantes a produtos descritos com e sem menção à inteligência artificial.

Um exemplo citado no estudo foi o de televisores inteligentes, onde uma versão da descrição incluía o termo IA e a outra não. Os resultados mostraram que a inclusão da menção à IA diminuiu a intenção de compra.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Leia também:  Azul estima aumento de 7% na receita líquida em 2024, a R$ 20 bilhões

“Quando a IA é mencionada, ela tende a reduzir a confiança emocional, o que, por sua vez, diminui as intenções de compra”, explicou Cicek.

Os pesquisadores testaram essa hipótese em oito diferentes categorias de produtos e serviços, e a reação foi a mesma em todas: os produtos descritos com IA eram menos populares. Além disso, o efeito foi mais intenso para produtos considerados de “alto risco”, como eletrônicos caros, dispositivos médicos e serviços financeiros.

Produtos de alto risco são aqueles que, em caso de falha, podem representar uma perda financeira significativa ou até um risco à segurança pessoal. “Testamos o efeito em várias categorias, e os resultados foram consistentes: mencionar IA nas descrições é uma desvantagem”, afirmou Cicek.

Mencionar IA nas descrições de produtos é uma desvantagem, mostra estudo (Imagem: Reprodução/Freepik)

Leia também:  Bashar al-Assad deixou Damasco, dizem oficiais superiores do exército sírio

O estudo sugeriu que a menção à inteligência artificial pode gerar incerteza e desconfiança nos consumidores, especialmente em relação a produtos onde o erro pode ter consequências graves. Isso ocorre porque a confiança emocional desempenha um papel crucial na percepção dos consumidores sobre a tecnologia, especialmente em produtos e serviços com maior risco envolvido.

Apesar da crescente adoção de IA em diversas indústrias, Cicek alertou que a maneira como essa tecnologia é apresentada ao público deve ser cuidadosamente considerada. “Os profissionais de marketing devem pensar bem antes de destacar IA em descrições de produtos ou desenvolver estratégias para aumentar a confiança emocional”, disse ele. Segundo Cicek, é mais eficaz focar nas funcionalidades e benefícios que a IA traz, sem necessariamente mencioná-la como destaque.

Além de Mesut Cicek, o estudo também contou com a colaboração de Dogan Gursoy, professor de hospitalidade na WSU, e Lu Lu, professora da Temple University.

Leia também:  Prevista para avançar após eleições, regulamentação da tributária já recebeu mais de 1.200 emendas no Senado

Leia mais sobre inteligência artificial:

O que é o colapso dos modelos de IA, sobre o qual alertam pesquisadores Como a IA transforma e desafia a cibersegurança Como os dados na web são coletados para desenvolver IAs

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Evento da Apple | Como assistir ao lançamento do iPhone 16 Galaxy S24 FE vaza de novo, agora revelando suas opções de cor “É questão de tempo para que dobráveis substituam iPhones”, diz CEO da Honor GTA 6 pode ser adiado para consoles e PC, diz informante Professora da UnB descobre que veneno de marimbondo combate câncer 10 melhores carros para comprar por até R$ 90 mil em 2024



Publicado

em

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *