O presidente turco Tayyip Erdogan disse neste sábado (19) que os países ocidentais estavam permitindo os “massacres” de Israel em Gaza e em outros lugares da região ao continuar a fornecer armas ao país.
Ele fez os comentários em uma entrevista coletiva com o chanceler alemão Olaf Scholz, onde Erdogan também disse que todos os líderes políticos com “consciência” precisam se posicionar contra Israel.
A guerra de Israel com o Hamas em Gaza começou depois que militantes palestinos do enclave invadiram as fronteiras de Israel em 7 de outubro, matando cerca de 1.200 pessoas e fazendo 253 reféns, de acordo com as contagens israelenses.
Em resposta, o ataque de Israel em Gaza devastou o território, matando mais de 42.500 palestinos, com outros 10.000 mortos não contabilizados sob os escombros, dizem as autoridades de saúde de Gaza.
Leia Mais
Encontro casual levou à morte de Sinwar após um ano em fuga; confira relatos
Israel lança panfletos sobre Gaza mostrando corpo de Sinwar e mensagem ao Hamas
Netanyahu acusa Hezbollah de tentar assassiná-lo: “Erro grave”
Erdogan também desafiou a mídia a questionar por que o Ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, estava pessoalmente “atacando” o presidente turco com uma postagem no X. A postagem de Katz na sexta-feira (18) mostrou uma foto do corpo morto de Yahya Sinwar, o líder do Hamas que foi morto esta semana, com uma legenda em turco, dizendo: “@RTErdogan, venha buscar seu amigo estuprador e assassino Sinwar”.
Em resposta a uma pergunta sobre cooperação em imigração entre Turquia e Alemanha, Erdogan disse que a Turquia continuaria a aceitar refugiados da Síria, bem como aqueles do Líbano, dada a atual guerra acontecendo lá.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Erdogan diz que Ocidente permite “massacres” de Israel em coletiva com Scholz no site CNN Brasil.
Deixe um comentário