Uma questão de física do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) causou polêmica neste domingo (10). Professores de física do Curso Anglo e do Elite Rede de Ensino apontaram que a questão 124 da prova verde pode ser anulada.
A questão traz como contexto uma cafeteira elétrica de 700 W de potência que ferveu meio litro de água em três minutos. O aluno precisava calcular a eficiência energética do objeto. Veja a questão:
A equipe de física do Curso Anglo comentou que existe uma falha conceitual. “Quando você calcula a potência da cafeteira com os dados do enunciado, a gente encontra um valor de 933 W. Esse valor é acima da potência total fornecida pelo enunciado da cafeteira de 700 W”, o que seria fisicamente impossível.
O professor Bruno Sá, do Elite Rede de Ensino, reforçou: “a potência da cafeteira (933 W aproximadamente) acaba possuindo um valor maior que a potência total/nominal fornecida (700 W), o que vai contrário aos conceitos físicos.”
Apesar desta questão, a prova de física foi dentro do padrão do Enem e que trouxe temas atuais. O nível de dificuldade foi médio.
CNN terá gabarito extraoficial do Enem
A CNN terá o gabarito extraoficial do exame. A correção será realizada pelo SAS Educação em parceira com o colégio Ari de Sá, de Fortaleza (CE), e estará disponível em nosso portal após o fim da prova.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Enem 2024: questão de física pode ser anulada, apontam professores no site CNN Brasil.
Deixe um comentário