Como funciona a Íris em uma câmera

A íris é uma abertura na lente de uma câmera que controla a quantidade de luz que entra no sensor. É semelhante à pupila do olho humano. A íris é composta de lâminas que se abrem e fecham para controlar o tamanho da abertura.

O tamanho da abertura é medido em f-stops. Um f-stop menor, como f/1.4, significa que a abertura é maior e permite que mais luz entre no sensor. Um f-stop maior, como f/22, significa que a abertura é menor e permite que menos luz entre no sensor.

A íris é um dos três elementos que controlam a exposição de uma fotografia, juntamente com a velocidade do obturador e a sensibilidade ISO. A exposição é a quantidade de luz que chega ao sensor.

Como a íris afeta a fotografia

O tamanho da abertura afeta a fotografia de várias maneiras, incluindo:

  • Exposição: quanto maior a abertura, mais luz entra no sensor, o que significa que você pode reduzir a velocidade do obturador ou aumentar a sensibilidade ISO para obter a mesma exposição.
  • Profundidade de campo: a profundidade de campo é a quantidade de uma cena que está em foco. Uma abertura menor resulta em uma profundidade de campo maior, o que significa que mais da cena estará em foco. Uma abertura maior resulta em uma profundidade de campo menor, o que significa que apenas uma parte da cena estará em foco.
  • Bokeh: o bokeh é o efeito de desfoque de fundo. Uma abertura maior resulta em um bokeh mais suave.

Como controlar a íris

A íris geralmente é controlada automaticamente na maioria das câmeras. No entanto, você pode controlar a íris manualmente em algumas câmeras. Para controlar a íris manualmente, você precisará selecionar o modo de controle da abertura na câmera.

Leia também:  O Papel Fundamental do Editor na Montagem Final do Vídeo

Conclusão

A íris é uma parte importante de uma câmera. Ela controla a quantidade de luz que entra no sensor, o que afeta a exposição, a profundidade de campo e o bokeh.


Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *