China pede ajuda para República Tcheca nas negociações com UE sobre veículos elétricos

A China afirmou, em comunicado, que a República Tcheca é um importante produtor de automóvel na Europa. O gigante asiático diz esperar que o país desempenhe um “papel ativo” para que o lado europeu demonstre “vontade política e sinceridade” nas negociações da União Europeia (UE) com a China a respeito de veículos elétricos.

O movimento ocorre dias após a Comissão Europeia dizer que concluiu sua investigação antissubsídios, impondo direitos compensatórios definitivos sobre as importações de veículos elétricos a bateria da China por um período de cinco anos.

Leia Mais

UE decide aplicar tarifas extras a veículos elétricos chineses

China reafirma que estuda impor tarifas para carros e carnes de porco da UE

Venda de carros eletrificados no Brasil pode superar modelos a combustão em 2030, diz Anfavea

“A China não concorda nem aceita a decisão”, afirmou a segunda maior economia do mundo, em comunicado que trata da 12ª reunião do Comitê Misto Econômico China-Tcheca, realizada em Pequim neste fim de semana.

Leia também:  Botafogo-SP x Goiás: horário e onde assistir ao jogo da Série B

Segundo o comunicado, a China se diz disposta a reforçar a cooperação com a República Tcheca nas frentes de comércio, investimento, logística e transporte, novas energias, turismo e outros campos, e expandir a importação de produtos de alta tecnologia, equipamentos e mercadorias especiais do país.

O comunicado chinês diz ainda que autoridades tchecas afirmaram durante o encontro que o país “defende o livre comércio e se opõe ao protecionismo”.

A República Tcheca – que tem a China como segundo maior parceiro comercial mundial – também teria dito que atribui grande importância ao desenvolvimento da cooperação econômica e comercial com a China e está disposta a cooperar com a segunda maior economia do mundo em novos veículos energéticos.

Siga o CNN Money

O CNN Brasil Money já está nas redes sociais. Siga agora o @cnnbrmoney no Instagram e no Youtube.

Leia também:  Nunes tem 26,4%; Marçal, 22,8%, e Boulos, 22%, em SP, diz pesquisa Futura

Dedicado ao mercado financeiro e aos impactos que os setores da economia geram na movimentação do país e do mundo, o CNN Money terá canal para TV e streaming, além de estar presente no ambiente digital.

O lançamento será na segunda-feira, dia 4 de novembro de 2024, às 20h30. Não perca!

Este conteúdo foi originalmente publicado em China pede ajuda para República Tcheca nas negociações com UE sobre veículos elétricos no site CNN Brasil.



Publicado

em

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *