Chefe da CIA encontrará premiê do Catar para negociação sobre Gaza, diz fonte

Bill Burns, o diretor da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA), deve se encontrar com o primeiro-ministro do Catar, Sheikh Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, na capital Doha, nesta quarta-feira (17), segundo uma fonte à Reuters.

O encontro faz parte de um esforço para preencher as lacunas restantes para uma possível negociação entre Israel e o Hamas, de acordo com a mesma fonte. Os dois discutirão o progresso em direção a um acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza e libertação de reféns, acrescentou.

A CIA se recusou a comentar sobre a reunião.

 

Leia também:  Amiga acompanha Preta Gil em cirurgia e fala sobre estado de saúde dela

Entenda o conflito na Faixa de Gaza

Israel realiza intensos ataques aéreos na Faixa de Gaza desde o ano passado, após o Hamas ter invadido o país e matado 1.200 pessoas, segundo contagens israelenses. Além disso, o grupo radical mantém dezenas de reféns.

O Hamas não reconhece Israel como um Estado e reivindica o território israelense para a Palestina.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu diversas vezes destruir as capacidades militares do Hamas e recuperar as pessoas detidas em Gaza.

Além da ofensiva aérea, o Exército de Israel faz incursões terrestres no território palestino. Isso fez com que grande parte da população de Gaza fosse deslocada.

A ONU e diversas instituições humanitárias alertaram para uma situação humanitária catastrófica na Faixa de Gaza, com falta de alimentos, medicamentos e disseminação de doenças.

Leia também:  Suspeito é baleado por PMs durante tentativa de assalto no Rio

A população israelense faz protestos constantes contra Netanyahu, acusando o premiê de falhar em fazer um acordo de cessar-fogo para os reféns sejam libertados.

*Com informações da CNN

O que é o Tribunal Penal Internacional e quem pode prender Netanyahu?

Este conteúdo foi originalmente publicado em Chefe da CIA encontrará premiê do Catar para negociação sobre Gaza, diz fonte no site CNN Brasil.



Publicado

em

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *