Brasil tem condições de cortar gastos, diz Mercadante

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, disse que o Brasil reúne todas as condições para cortar gastos e atingir o grau de investimento. Mercadante participou nesta segunda-feira (28) do 7º Fórum Brasil de Investimentos, evento promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).

“O governo tem todas as condições para cortar gastos com seletividade, com critério, sem comprometer o crescimento e o investimento. Tem que cortar e reverter a expectativa”, afirmou durante discurso.

Mercadante citou como condições a redução da taxa de desemprego, o controle inflacionário e o nível de satisfação da população brasileira com os governantes, ao citar o resultado das eleições municipais.

Leia Mais

Mercados se preparam para duas semanas agitadas de eleições e decisões de juros

Projeção do mercado para o IPCA em 2024 ultrapassa teto da meta, mostra Focus

Confiança da Construção avança 0,1 ponto em outubro, a 97,2 pontos, revela FGV

“80% dos prefeitos foram reeleitos. Muitos dos que foram eleitos eram ex-prefeitos. O povo está satisfeito. É recorde de emprego, maior nível de pessoas empregadas na história do Brasil. A massa salarial está crescendo. É a maior da história do país”, disse.

Leia também:  Praias, jardinagem e churrascos: como era vida de Fujimori no Chile antes da extradição para o Peru

Mercadante também defendeu a redução da taxa básica de juros, que está em 10,75%. Disse ainda que prefeitos, governadores e o presidente têm que trabalhar juntos pela economia brasileira.

“O Brasil vive um grande momento. […] Em seguida, vem a presidência dos Brics e depois a COP30. Vamos estar no centro do planeta. Esses portais para atrair investimentos, fazer mais comércio e buscar novas parcerias é o momento ideal”, afirmou.

O presidente do BNDES também criticou a Organização Mundial do Comércio (OMC), ao dizer que a OMC não tem autoridade e presença na regulação do comércio mundial. Segundo ele, essa ausência trará impactos, principalmente após os resultados das eleições dos Estados Unidos, e o eventual aumento das tarifas de importação no território norte-americano.

Leia também:  Ticiane Pinheiro chama Fabi Justus de “filhinha do coração” em seu aniversário

Este conteúdo foi originalmente publicado em Brasil tem condições de cortar gastos, diz Mercadante no site CNN Brasil.



Publicado

em

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *