Bluesky ou Threads? Compare as duas alternativas ao X

Uma semana após a suspensão do X, antigo Twitter, no Brasil, os usuários ainda seguem em busca da melhor alternativa para substituir a experiência na plataforma. Duas parecem ter se destacado como escolha preferida dos brasileiros: o Bluesky e o Threads.

Similares em muitos pontos, porém diferentes em outros, compare as duas redes sociais para escolher a melhor alternativa para você.

Leia mais

Bluesky: “Pretendemos estar em total conformidade legal para operar no Brasil”

Usa VPN? Saiba os riscos de usar a ferramenta para a sua cibersegurança

Spam no Facebook: entenda por que o feed está poluído com conteúdo aleatório

Bluesky

Desenvolvida por Jack Dorsey, criador e ex-CEO do Twitter, o Bluesky é apontado como um Twitter “descentralizado”. Criado em código aberto, o diferencial da rede está na possibilidade de uma integração entre plataformas e maior controle sobre o consumo de conteúdos.

As funcionalidades do Bluesky são bem similares ao Twitter, seja em relação aos recursos disponibilizados ou ao visual da plataforma. Os brasileiros sentem falta de alguns recursos na plataforma, mas a diretora de operações do Bluesky já garantiu a chegada de vídeos e de trending topics em breve.

Leia também:  Como é morar na Penha, bairro da zona leste de São Paulo?

É possível seguir e pesquisar contas de outras pessoas e também há a possibilidade de ver as atualizações e posts de quem você segue em uma timeline, além de publicar seus próprios posts, com limite de até 300 caracteres.

No Bluesky, também é possível controlar melhor o que aparece em seu feed, selecionando os assuntos que você quer ou não ver, criando feeds apenas de assuntos específicos — como posts sobre seu artista favorito, por exemplo.


Bluesky, rede social desenvolvida pelo criador do X (antigo Twitter), é possível refúgio para usuários da plataforma caso ela saia do ar • Pavlo Gonchar/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Como criar sua conta? É possível criar um perfil gratuito na rede direto no site ou no app, disponível para Android e iOS. Para isso, basta inserir as informações necessárias, como data de nascimento, endereço de e-mail e uma senha.

Leia também:  Fibromialgia: entenda o que é, sintomas e como é feito o tratamento

Threads

O Threads foi lançado pela Meta (mesma empresa dona do Facebook, Instagram e WhatsApp) em julho de 2023 para concorrer com o então Twitter. A plataforma se parece muito com o X, com um feed de postagens baseadas em texto – embora os usuários também possam postar fotos e vídeos – no qual as pessoas podem ter conversas em tempo real.

A Meta disse que as mensagens postadas no Threads terão um limite de 500 caracteres. E os usuários podem responder, repassar e citar postagens de outras pessoas.

O aplicativo funciona de maneira integrada ao Instagram, com a estética e o sistema de navegação existentes da rede social de fotos e oferece a capacidade de compartilhar postagens do Threads diretamente no Instagram Stories.

Leia também:  Saiba como quando e como observar o ‘Cometa do Século’

No Threads, o usuário tem menos controle sobre os conteúdos que aparecem em seu feed. O algoritmo é comandado pela Meta, e define quais posts cada usuário vê com base em seu perfil e suas interações.


Ilustração de logotipo do Threads • REUTERS/Dado Ruvic

Como criar sua conta? Para criar um perfil na plataforma é preciso de ter um login do Instagram (se não tiver, será necessário criar um perfil na rede social de fotos primeiro). A criação do perfil é feita por meio do Instagram.

Ao baixar o aplicativo do Threads, é necessário logar com a conta do Instagram para acessar as funcionalidades do app.

Acesso à internet cresce, mas Brasil ainda tem “excluídos digitais”

Este conteúdo foi originalmente publicado em Bluesky ou Threads? Compare as duas alternativas ao X no site CNN Brasil.



Publicado

em

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *