Aurora orbital é flagrada da ISS em imagem espetacular

Matthew Dominick, astronauta da NASA, capturou imagens incríveis do nascer do Sol junto de uma aurora boreal. Ele fez o registro em timelapse a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) e publicou o resultado no X, o antigo Twitter.

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Vela solar da NASA capota no espaço

“Um timelapse dos painéis solares refletindo a aurora e as luzes da cidade conforme se alinham para o iminente nascer do Sol”, escreveu ele na publicação.

Ele acrescentou que ficou tão impressionado pela luz refletida nos painéis que ficou acordado até 1h para tirar mais algumas fotos do Sol nascendo. “Por sorte, temos nasceres do Sol a cada 90 minutos”, ressaltou. 

Leia também:  Brasil desconhece pedido de ajuda argentino sobre policial preso na Venezuela, dizem fontes


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A colocação pode parecer exagerada, mas não é. A ISS viaja a aproximadamente 28 mil km/h, completando uma órbita pela Terra a cada 90 minutos; portanto, a tripulação consegue observar 16 vezes por dia o pôr do Sol e o amanhecer.  

 

Além da iluminação proporcionada por nossa estrela, Dominick também registrou a aurora boreal. “Ontem, a Lua não estava tão alta durante as partes noturnas das nossas órbitas, então eu sabia que tinha alguma chance de fotografar o núcleo da Via Láctea e alguma aurora”, explicou o astronauta. 

As auroras boreais são formadas por partículas eletricamente carregadas disparadas pelo Sol. Quando chegam à Terra, o campo magnético do nosso planeta direciona parte delas à atmosfera; ali, as partículas colidem com gases e produzem luzes coloridas. 

Leia também:  Edmundo González Urrutia viajará aos EUA e quer se reunir com Biden

Dominick é o comandante da Crew-8, missão que chegou à ISS em março levando também os astronautas Michael Barratt e Jeanette Epps junto do cosmonauta Alexander Grebenkin. 

Durante a estadia em órbita, eles vêm trabalhando em experimentos para estudar doenças degenerativas, análises dos efeitos da microgravidade e da radiação em plantas e muito mais.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Quais são os melhores celulares até R$ 2.500? Confira 4 opções Galaxy S24 FE vaza de novo, agora revelando suas opções de cor Huawei Mate XT | Mais de 2 milhões de pessoas querem o celular de dobra tripla GTA 6 pode ser adiado para consoles e PC, diz informante 10 melhores carros para comprar por até R$ 90 mil em 2024

Leia também:  Biden diz que Trump deve ser protegido como se fosse presidente em exercício



Publicado

em

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *