Análise: Nem Lula nem Bolsonaro se mostraram os “grandes pistolões” do embate eleitoral

As eleições municipais de 2024 revelaram um cenário político surpreendente, com os partidos de centro emergindo como grandes vencedores, superando a influência esperada dos ex-presidentes Lula (PT) e Bolsonaro (PL).

A analista de Política da CNN Basília Rodrigues destacou que nem o atual nem o ex-presidente se mostraram os “grandes pistolões” deste embate eleitoral.

Segundo Basília, as eleições deixaram “recados perigosos” para o PT e o PL, uma vez que os partidos de centro, capazes de se alinhar tanto à direita quanto à esquerda, saíram fortalecidos do pleito.

O MDB, em particular, obteve resultados expressivos, superando até mesmo as preferências associadas a figuras proeminentes do presidencialismo.

Leia Mais

Ex-ministros do governo Bolsonaro que disputaram eleição de 2024 perderam

Após derrota, Boulos agradece Lula e diz que se preocupa com “futuro da cidade”

Veja quem são os prefeitos eleitos nas capitais no 2º turno

Nacionalização em xeque

A expectativa de uma forte nacionalização das eleições municipais não se concretizou como previsto.

Embora Lula e Bolsonaro tenham desempenhado papéis importantes em algumas disputas, sua influência não foi sempre decisiva na definição dos vencedores das prefeituras.

Leia também:  Menos de 15% das empresas que fizeram IPO em 2021 superam a performance do Ibovespa

A analista ressaltou que, surpreendentemente, pautas tradicionalmente ligadas às eleições municipais prevaleceram, mesmo em um contexto nacional politicamente polarizado.

O eleitorado demonstrou preocupação com a figura do “bom gestor” e com discursos mais moderados.

Tendência à estabilidade

Um dado significativo apontado por Rodrigues foi a quantidade de prefeitos reeleitos, indicando uma escolha do eleitorado pela estabilidade.

Casos como o de Sebastião Melo, em Porto Alegre, Eduardo Paes, no Rio de Janeiro, e Ricardo Nunes, em São Paulo, exemplificam essa tendência.

No entanto, a analista também observou exceções, como a vitória de Abilio Brunini em Cuiabá, que desafiou o tradicionalismo político local e venceu na “onda do bolsonarismo”.

 

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Análise: Nem Lula nem Bolsonaro se mostraram os “grandes pistolões” do embate eleitoral no site CNN Brasil.

Leia também:  Quais as consequências da morte de líder do Hezbollah para o Oriente Médio?



Publicado

em

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *