Astronautas teriam voltado em segurança na Starliner, diz NASA

A cápsula Starliner, da Boeing, voltou à Terra sem tripulantes no sábado (7) mais de três meses após levar Sunita Williams e Butch Wilmore à Estação Espacial Internacional (ISS). Mas, segundo a NASA, tudo teria corrido bem se eles tivessem retornado ao nosso planeta a bordo da espaçonave. 

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Chances do asteroide Apophis atingir a Terra são maiores que o imaginado

Apesar dos vários problemas apresentados pela Starliner durante sua viagem à ISS, a agência espacial declarou que o retorno aconteceu conforme o esperado, e que a espaçonave pousou exatamente no local designado pela NASA e Boeing. 

“Se tivéssemos uma tripulação na espaçonave, teríamos seguido a mesma sequência de afastamento da estação espacial, a mesma queima [dos propulsores] em órbita e executado a mesma entrada. Portanto, teria sido um pouso seguro e bem-sucedido com a tripulação a bordo”, explicou Steve Stich, gerente do Commercial Crew Program da NASA, em uma coletiva após o pouso. 

Leia também:  Thalita Rebouças diz sofrer preconceito por não ter filhos: “Pensei muito”


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A NASA e a Boeing dedicaram os últimos meses a inúmeros testes, usando as instalações em White Sands para tentar recriar e entender os problemas que a Starliner apresentou. “É sempre difícil ter este olhar retrospectivo”, observou Stich. “Se tivéssemos um modelo que tivesse previsto perfeitamente o que vimos nesta noite, sim, parecia uma decisão fácil dizer que poderíamos ter um voo tripulado, mas não tínhamos isso”.  

 

Butch Wilmore e Suni Williams foram à ISS com a Starliner em 4 de junho com a missão CFT para passar pouco mais de uma semana em órbita. No entanto, a cápsula apresentou problemas em seus propulsores conforme se aproximava do laboratório orbital.

Leia também:  Aston Villa x Everton: horário e onde assistir ao jogo da Premier League

Isso levou a um adiamento de três meses no retorno da espaçonave à Terra. Depois, as falhas da Starliner fizeram a NASA decidir que seria mais seguro manter a dupla na ISS para retornarem à Terra em 2025 com uma nave Crew Dragon, da SpaceX

A CFT representava o teste de voo que faltava para o veículo da Boeing ser usado em missões operacionais para levar novos astronautas ao laboratório orbital. O futuro da Starliner ainda não está claro: se tudo corresse bem na missão, a espaçonave iria começar a lançar tripulações à ISS em fevereiro de 2025. No entanto, o desfecho da missão mudou o cronograma.

A Starliner deve começar a lançar astronautas à estação somente em agosto do ano que vem, se não depois. “Quero reconhecer o trabalho que as equipes da Starliner fizeram para garantir a desacoplagem, desórbita, reentrada e pouso bem-sucedidos e seguros”, disse Mark Nappi, vice-presidente e gerente de programa do Commercial Crew Program da Boeing, em um comunicado. “Vamos analisar os dados e determinaremos as próximas etapas do programa.”

Leia também:  Países do G20 veem “alguns riscos” para economia global em declaração final

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Homem-Aranha supera Stark com o traje mais avançado do Universo Ultimate Sony confirma apresentação do PS5 Pro para esta terça (10) 10 melhores carros para comprar por até R$ 90 mil em 2024 Apple lança linha iPhone 16 com botão de captura e novo design Dobrável triplo Huawei Mate XT vaza com bateria gigante e 4 cores; veja fotos



Publicado

em

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *