Se um dia você sentiu o poder da vilania de personagens icônicos como Darth Vader ou Mufasa, sabe do que estou falando. O ator James Earl Jones é um divisor de águas na cultura pop, ao dar vida de forma única a vilões que nunca seriam completos, tridimensionais, reais, se não tivessem uma voz com um timbre tão intimidador e preciso para definir a complexidade de suas personalidades.
Star Wars revela por que Darth Vader estava fraco na batalha final X-Men destacam oficialmente os 4 seres mais poderosos do Universo Marvel
De acordo com o Deadline, ele morreu aos 93 anos nesta segunda-feira (9) em sua casa, em Nova York, nos Estados Unidos. Jones era um ator e dublador de muitos recursos, e foi justamente por conta disso que ele conquistou todos os principais prêmios do entretenimento estadunidense: TV (Emmy), música (Grammy), teatro (Tony) e cinema (Oscar) — uma classe conhecida popularmente como EGOT.
Earl Jones fazendo a voz marcante (Imagem: Reprodução/Marvel)
Mark Hamill, intérprete de Luke Skywalker, filho de Darth Vader na época em que Jones o dublava, tuitou na rede X: “RIP Dad” (ou “Descanse em Paz, Papai’, em tradução livre). Já Joe Russo, que dirigiu Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato ao lado do irmão, disse que “Sua voz ajudou a mudar o cinema para sempre.” Todo mund estaca n0 lugar certo e na hora certa.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
George Lucas, diretor de Star Wars, disse que Jones se tornou a referência de anti-herói. “James foi um ator incrível, uma voz única tanto na arte quanto no espírito. Por quase meio século ele foi Darth Vader, mas o segredo de tudo isso é que ele era um ser humano lindo”, disse Lucas em uma declaração obtida pela PEOPLE. “Ele deu profundidade, sinceridade e significado a todos os seus papéis, entre os mais importantes sendo o marido dedicado da falecida Ceci e pai de Flynn. James fará falta a muitos de nós… amigos e fãs.”
Rob Minkoff, o codiretor de O Rei Leão, escreveu: “Tive a sorte de trabalhar com ele. Sua interpretação de Mufasa foi perfeita. Que homem e ator poderoso. Partiu, mas nunca será esquecido. Descanse em poder.”
“Da sabedoria gentil de Mufasa à ameaça ameaçadora de Darth Vader, James Earl Jones deu voz a alguns dos maiores personagens da história do cinema. Um celebrado ator de teatro com quase 200 créditos em filmes e televisão em seu nome, as histórias que ele deu vida com uma presença única e imponente e uma verdadeira riqueza de espírito deixaram uma marca indelével em gerações de público”, disse o CEO da Disney, Bob Iger, em um comunicado.
Kevin Costner prestou homenagem ao seu colega de elenco de Campo dos Sonhos, postando no Instagram: “Aquela voz estrondosa. Aquela força silenciosa. A gentileza que ele irradiava. Tanto pode ser dito sobre seu legado, então direi apenas o quão grato sou por parte dele incluir Campo dos Sonhos.”
Alec Baldwin, que estrelou ao lado de Jones em A Caçada ao Outubro Vermelho, lembrou: “É uma honra ter trabalhado com este ator lendário.”
A estrela de Roots, LeVar Burton, também postou no X, compartilhando uma curta publicação quando a notícia foi divulgada: “Nunca mais haverá uma combinação tão particular de graças como essa.” Jones estrelou a série spin-off Roots: The Next Generations.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
Homem-Aranha supera Stark com o traje mais avançado do Universo Ultimate Apple lança linha iPhone 16 com botão de captura e novo design Sony confirma apresentação do PS5 Pro para esta terça (10) Dobrável triplo Huawei Mate XT vaza com bateria gigante e 4 cores; veja fotos Polaris Dawn | Astrônomo comenta riscos da missão comercial da SpaceX 10 melhores carros para comprar por até R$ 90 mil em 2024
Deixe um comentário