Oposição venezuelana protestará em embaixadas do Brasil para que Lula interceda por presos

A oposição e organizações não governamentais da Venezuela convocaram um protesto em Caracas e outras capitais latino-americanas para a próxima quarta-feira (11) para pedir que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva interceda pela “liberdade imediata e sem condições de todos os presos políticos” do país.

“Nos mobilizamos até a sede diplomática do Brasil em Caracas para pedir ao presidente presidente brasileiro Lula da Silva que interceda pela liberdade dos mais de 2500 presos políticos do regime”, escreveu diz a convocação, publicada em redes sociais pela equipe de campanha de Edmundo González e pelo movimento político de María Corina Machado.

As convocações, que começaram a circular nas redes sociais nas últimas horas, ainda chamam os venezuelanos a se concentrarem “em família” para solicitar a “solidariedade do governo brasileiro na libertação de todos os presos políticos”.

Leia também:  Doação de partidos foi principal recurso de campanha de 100% dos prefeitos eleitos nas capitais

Leia Mais

UE está pronta para oferecer logística para reabrir fronteira de Rafah, diz Borrell

Colômbia foi país mais mortal para ambientalistas em 2023, diz grupo de direitos humanos

Comunidade internacional está de “mãos atadas” em conflito na Venezuela, diz professora

Na capital venezuelana, o protesto será uma marcha até a sede da embaixada brasileira. Mas também circulam convocações para protestos já diante das sedes diplomáticas do Brasil em outras capitais latino-americanas, como Quito (Equador), Bogotá (Colômbia), Cidade do México (México), San José (Costa Rica) e até em Haia, cidade holandesa onde fica o Tribunal Penal Internacional, onde Nicolás Maduro está sendo denunciado por um grupo de países.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Vente Venezuela (@ventevenezuela)

Leia também:  Sesc-Flamengo x SESI Bauru: horário e onde assistir ao jogo da Superliga

A organização Foro Penal, que acompanha a situação das detenções no país, diz ter “registrado e qualificado o maior número de presos com fins políticos conhecido na Venezuela” neste século.

A agrupação afirma haver atualmente 1.793 presos políticos no país, sendo 1.659 deles detidos desde os protestos iniciado no dia seguinte às eleições de 28 de julho, da qual o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela diz que Maduro foi o vitorioso.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Oposição venezuelana protestará em embaixadas do Brasil para que Lula interceda por presos no site CNN Brasil.



Publicado

em

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *