Governo da França diz que figura de Le Pen ‘está sujeita ao julgamento da história’

A figura de Jean Marie Le Pen, que morreu nesta terça-feira, 7, aos 96 anos, “está sujeita ao julgamento da história”, afirmou o Palácio do Eliseu, sede do governo da França, em comunicado sobre o líder histórico da extrema direita francesa.

“Le Pen foi uma figura histórica da extrema direita que desempenhou um papel na vida pública de nosso país por quase 70 anos e agora está sujeita ao julgamento da história”, resumiu o Eliseu.

O comunicado destacou que Jean Marie Le Pen foi candidato à Presidência da França em cinco ocasiões, membro do Parlamento nacional três vezes, deputado europeu sete vezes, conselheiro em Paris e membro do Parlamento de duas regiões.

Um dos momentos mais emblemáticos de sua carreira foi nas eleições presidenciais de 2002, quando chegou ao segundo turno e obteve 17,8% dos votos, sendo derrotado pelo conservador Jacques Chirac.

Reações divididas à sua morte

A morte de Le Pen gerou reações contrastantes na França. Jean Luc Mélenchon, líder do partido de esquerda A França Insubmissa, destacou: “O respeito à dignidade dos mortos e à dor de seus entes queridos não apaga o direito de julgar suas ações. As de Jean Marie Le Pen ainda são insuportáveis”.

Mélenchon também enfatizou que “a luta contra o homem acabou. A luta contra o ódio, o racismo, a islamofobia e o antissemitismo que ele disseminou continua”, escreveu na rede social X (ex-Twitter).

Por outro lado, Eric Zemmour, líder e fundador do partido de extrema direita Reconquista, adotou um tom mais conciliador: “Além das controvérsias, além dos escândalos, o que lembraremos dele nas próximas décadas é que ele foi um dos primeiros a alertar a França sobre as ameaças existenciais que a aguardavam”, afirmou.

Jean Marie Le Pen deixa um legado controverso, sendo ao mesmo tempo reverenciado por seus seguidores e criticado por suas posições consideradas extremas.



Publicado

em

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *