Pausas de 10 segundos em caminhadas ajudam a queimar calorias, diz estudo

Fazer pausas de 10 segundos durante caminhadas é mais eficaz para queimar calorias do que percorrer o trajeto, do início ao fim, de forma ininterrupta, aponta um novo estudo publicado.

Intitulado “Move less, spend more: the metabolic demands of short walking bouts” (“Mova-se menos, gaste mais: as demandas metabólicas de caminhadas curtas”), o estudo publicado na revista científica Proceedings of the Royal Society B na quarta-feira (16), reuniu 10 voluntários. Estes foram monitorados enquanto caminhavam em uma esteira em três velocidades diferentes e com intervalos divididos entre 10 segundos a quatro minutos.

Anvisa proíbe implantes de hormônios chamados de chip da beleza

Medicamentos como Ozempic podem ter benefícios para o cérebro, diz análise

Novo tipo de insulina pode ajudar regular níveis de açúcar no sangue

Os pesquisadores, então, registraram o nível de oxigênio consumido por cada um dos participantes e as demandas metabólicas de cada intervalo. Os testes determinaram que caminhar com intervalos de 10 a 30 segundos exigia 60% mais oxigênio do que cobrir a mesma distância sem parar.

Leia também:  Engajamento feminino nos EUA pode decidir eleição em estados-pêndulo, diz cientista política ao WW

“Quando caminhamos por períodos mais curtos, usamos mais energia e consumimos mais oxigênio para cobrir a mesma distância. É como ter um carro que consome mais combustível durante os primeiros quilômetros do que depois”, explicou Francesco Luciano, pesquisador da Universidade de Milão, responsável por encabeçar o estudo, em comunicado enviado ao jornal The Guardian. ”

A equipe observou que o corpo necessitava de mais energia para se aquecer no início de cada caminhada e menos quando já estava em movimento. “Ao começar do repouso, uma quantidade significativa de oxigênio é consumida para começar a andar”, complementou o profissional.

Como resultado do estudo, os pesquisadores esperam que suas descobertas ajudem na programação de atividades físicas para pessoas com mobilidade limitada devido a lesões por derrame ou obesidade, levando a práticas mais inclusivas e eficazes.

Leia também:  Homem-Aranha supera Stark com o traje mais avançado do Universo Ultimate

Gestante que faz caminhadas tem menor risco de precisar de cesárea

 

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Pausas de 10 segundos em caminhadas ajudam a queimar calorias, diz estudo no site CNN Brasil.



Publicado

em

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *