Veja fotos vencedoras do concurso Astronomy Photographer of the Year

As fases de Vênus, a Aurora Austral e a Estação Espacial Internacional transitando pelo Sol foram destaques como vencedores de categoria na competição Astronomy Photographer of the Year (Fotógrafo de Astronomia do Ano, em português).

Ryan Imperio foi nomeado o vencedor geral da competição Astronomy Photographer of the Year de 2023, organizada pelo Royal Observatory Greenwich, por sua impressionante fotografia capturando a progressão dos Baily’s beads (Anel de diamante de Baily, em português) durante o eclipse anular de 2023.

Essa rara formação ocorre quando a luz solar passa pelos vales e crateras da superfície da Lua, interrompendo o anel característico do eclipse. A captura dessas “pérolas” requer um tempo preciso e ocorre apenas no início ou fim de um eclipse.

Leia também:  Galaxy S24 FE vaza de novo, agora revelando suas opções de cor

Leia Mais

Pesquisadores descobrem novo vulcão gigante em uma das luas de Júpiter

Nasa prepara missão para mundo que pode ser habitável atualmente

O que é o cinturão de radiação de Van Allen, destino de missão da SpaceX

Além de Imperio, outras imagens notáveis também foram reconhecidas em categorias distintas da competição. Entre elas, destacam-se as fases de Vênus, a Aurora Austral e a Estação Espacial Internacional transitando pelo Sol.

Ryan, surpreso com sua vitória, expressou sua gratidão, celebrando: “as imagens selecionadas a cada ano são absolutamente impressionantes, e estou tanto entusiasmado quanto honrado por ter minha foto entre elas”.

Ed Bloomer, astrônomo do Royal Observatory Greenwich e membro do júri da competição, destacou a abundância de “trabalhos impressionantes” na edição deste ano do Astronomy Photographer of the Year. Ele ressaltou a qualidade excepcional das imagens inscritas.

Leia também:  Perspectivas e desafios para o mercado cripto em 2025, de acordo com uma executiva da Bitget

Já Victoria Lane, curadora sênior dos Royal Museums Greenwich, afirmou que a variedade e a habilidade demonstrada nas fotos, algumas aparentemente impossíveis de capturar, são surpreendentes.

A competição deste ano recebeu mais de 3.500 inscrições de 58 países. As fotos vencedoras serão exibidas em uma exposição que será inaugurada no National Maritime Museum, em Londres, nesta sexta-feira (13), celebrando o talento de fotógrafos ao redor do mundo.

Astrônomos investigam por que buracos negros têm “batimento cardíaco”

Este conteúdo foi originalmente publicado em Veja fotos vencedoras do concurso Astronomy Photographer of the Year no site CNN Brasil.



Publicado

em

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *